9 minutos
Samurai e Bushidô: o fascinante guerreiro japonês e o seu código de honra
Desde o século 8, no Japão feudal, o país foi governado pelos samurais. Uma classe guerreira que se norteava por um rígido código de honra e ética: o bushidô"Para o Samurai era preferível a morte à desonra. A desonra era uma mancha que marcava toda a família. Esta era uma vergonha que nenhum samurai conseguia suportar." Instituto Niten
Falar de ser samurai é mais do que falar de guerreiros; é falar de uma filosofia de vida: o bushido: um caminho a ser seguido, um código de ética a ser respeitado.
O guerreiro samurai foi abolido no Japão em 1868, mas o seu estilo marcial, chamado de Kobudo e filosofia de vida norteada pelo código Bushido, permanecem sendo passadas até hoje, nos dojos de Kobudo.
No Brasil, o Instituto Cultural Niten, criado em 1993 pelo Sensei Jorge Kishikawa, é um dos disseminadores dessa arte e filosofias que são um símbolo da identidade japonesa. O Sensei Jorge foi lá na fonte buscar a sua formação. Treinou com os mestres do Kobudo e conheceu os estilos de combate dos samurais. O combate com espadas é o mais conhecido e se chama Kenjutsu. O Kendô foi criado a partir do Kenjutsu.
Qual o significado de samurai e bushido?
SAMURAI - O samurai, cantado em músicas, citado em livros, é sinônimo de honradez e disciplina. Quanto mais você sabe sobre eles, mais fascinante se torna. A origem do samurai está ligada às práticas religiosas do Japão feudal, de onde se fundamentou o Bushido, por meio da coragem, lealdade e respeito por tudo, inclusive pelos utensílios dos samurais.
Literalmente a palavra samurai significa “aquele que serve”. É um guerreiro profissional a serviço de da ditadura militar japonesa, conhecida como Xogunato. O último xogunato, da clã Tokugawa, teve o seu fim com a Restauração Meiji, em 1868. Isso significou o fim do exército de samurais.
Um dos mais famosos samurais de todos os tempos, foi Miyamoto Musashi, cuja obra “O livro dos cinco anéis” é leitura recomendada para quem faz administração e gosta de estratégias de guerra. Ele criou uma técnica chamada Niten Ichi Ryu, estilo de luta de espada, em que usa 2 espadas simultaneamente.
Para ser um samurai, não bastava ser um bom guerreiro apenas, mas seguir o famoso código de honra e conduta: o Bushidô. A prática constante das artes marciais, uma auto-disciplina e auto-controle, fazem do samurai um guerreiro ímpar.
BUSHIDÔ - Mas afinal, o que é bushidô? Que código é esse?
Bushido, significa “caminho do guerreiro” e de acordo com a literatura existente, o samurai deve seguir as 7 virtudes do Bushido, que são:
- GI - Justiça e moralidade, atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar
- YUU - Coragem, bravura heróica
- JIN - Compaixão, benevolência
- REI - Polidez e cortesia, amabilidade
- MAKOTO - Sinceridade, veracidade total
- MEIYO - Honra, glória
- CHUU - Dever e lealdade
O código de honra era tão forte que o ritual suicida chamado Seppuku, era praticado para preservar a honra diante de um desrespeito, vergonha ou derrota.
Hoje em dia, a arte dos antigos samurais continua viva e vem sendo praticada por aqueles que buscam a disciplina, controle, auto-confiança. Eles praticam a filosofia do Bushido e o combate com espadas. É uma tradição de 800 anos que não foi perdida.
No Japão os festivais são os grandes responsáveis por manter as tradições vivas. Um exemplo é o Festival de Toshogu onde você pode reviver o período do xogunato Tokugawa com pessoas vestidas como samurais e apresentação de Yabusame.
E por falar em festival, olha o que ainda está rolando no mês de maio
Grande Torneio de Sumô em Tokyo 2018 - Em maio, durante 15 dias, esse ano vai até o dia 27, acontece um dos 6 maiores torneios de sumô do Japão. Esses torneios, que são conhecidos como honbasho, acontecem nos meses ímpares. Em Janeiro, maio e setembro, é realizado no Ryogoku Kokugikan em Sumida, Tóquio. Os lutadores de sumô profissionais são muito famosos e adorados no Japão.
O sumô é o esporte nacional do Japão e, embora muito antigo, se tornou profissional no período Edo (1600-1868). Dois lutadores peso-pesados, chamados de sumotori, têm como objetivo forçar o oponente a sair de um ringue circular, dohyô, ou derrubá-lo. Dar soco, chute ou pontapé, não são permitidos e se usa apenas a força do corpo com empurrão ou levantamento. A cerimônia é muito influenciada pelas cerimônias religiosas do xintoísmo e, a todo momento, os lutadores, jogam sal para purificar o ringue.
Sankeien Garden Firefly Evening 2018 - Se você estiver no Japão em Maio, visite o Sankeien Garden, em Yokohama, na época dos vagalumes. Além de ser um local histórico, de visitação obrigatória, tem esse show dos vagalumes à parte.
Em 2018, de 25 de maio a 3 de junho, assista a esse belo espetáculo da natureza oferecido por milhares de vagalumes que vêm acasalar. O show de luz e brilho que proporcionam para atrair um companheiro, atraem fotógrafos que captam imagens incríveis desses bichinhos iluminados. Nessa temporada, o jardim fica aberto até 20h30 para ver o show de luzes.
Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
- Purificação pela água e fogo
- Motivos para não ir ao Japão
- Por que o Japão é o melhor destino para viajar sozinho?
Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Japão com Tsuge.
- Curta a Página Japão com Tsuge
- Cadastre-se no Japão com Tsuge
- Siga o Japão com Tsuge no Instagram
- Tweet os posts do Japão com Tsuge
- Siga nosso Canal Japão com Tsuge
- Dê um pin em nosso material
Referências artigos sobre o Caminho do Samurai:
- Instituto Niten
- Japão em Foco - Samurais
- Samurai
- Vagalumes no Japão
- Cultura japonesa - Sumô
- By Нету [Public domain - Bushido], via Wikimedia Commons