5 razões para curtir a primavera no Japão, no mês de Maio!

Muita gente vai ao Japão na primavera para apreciar a floração das cerejeiras. Sem dúvida, do final de março ao final de abril, a paisagem repleta de sakuras, em tons de branco ao rosa intenso, é de tirar o fôlego. Além disso, o friozão já foi embora, a temperatura começa a subir e os dias ficam mais agradáveis.

Mas nem só de cerejeiras vive o Japão…

Shutterstock

Há várias espécies de flores que florescem no mês de maio e que se equiparam em beleza, às flores de cerejeira. Mesmo que você vá ao Japão depois da segunda quinzena de abril e a floração das cerejeiras já tenha acabado na maior parte do país, maio é um mês pra lá de perfeito para estar no Japão. Por isso, vamos te dar 5 dicas do que fazer nessa época. Acompanhe!

1 - Golden Week e Dia das Crianças

A Golden Week é um conjunto de 4 feriados nacionais que começa no dia 29 de Abril, e termina em 5 de maio. Além de marcar o auge da primavera no Japão, comemoram-se 4 datas importantes:

  • 29 de Abril - Showa no Hi (Dia de Showa) - comemora-se o dia do aniversário do Imperador da Era Showa;
  • 3 de Maio - Kenpou Kinenbi (Dia da Constituição) - comemoração pelo dia em que entrou em vigor a atual constituição no Japão, em 3 de maio de 1947. O Kokkai Gijido, prédio do Parlamento Nacional Japonês, abre para visitação, mesmo sendo feriado. Uma boa dica para quem estiver em Tóquio;
  • 4 de Maio - Midori no Hi (Dia do Verde) – As famílias passam o dia ao ar livre, em parques e jardins, agradecendo à mãe natureza;
  • 5 de Maio - Kodomo no Hi (Dia das Crianças) - também conhecido como Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Marca também, o fim do feriado prolongado.
Shutterstock

Este período fica lotado de turistas e o país fica enfeitado com birutas gigantes em forma de carpas coloridas - koinobori - em homenagem ao Dia dos Meninos.

2 - Floração das Cerejeiras em Hokkaido

Maio é um mês perfeito para viajar, e é por isso o que os japoneses viajam muito nesse mês. Cidades e hospedagens ficam lotadas e somente a partir da segunda quinzena, ficam mais tranquilas para passear.

Mas se você tem o sonho de contemplar as famosas cerejeiras e só pode viajar em maio, pode encontrá-las em Hokkaido, até meados do mês de maio (varia de acordo com o ano). Em 2023, a floração começou antes do esperado, em todo o Japão.

Shutterstock

Distante de Tóquio mais de 1.200 km, Hokkaido seria a única opção para ver a floração das cerejeiras nesta época. Você pode chegar lá de avião (3 horas) ou de Shinkansen até Hakodate (4 horas).

3 - Rota Alpina de Tateyama Kurobe

Ao contrário do que muitos turistas pensam, passear pelos famosos paredões de neve na Rota Alpina só é possível na primavera e está aberto durante todo o mês de maio. Aliás, o passeio pela rota começa em meados de abril e vai até início de junho. Essa rota liga as províncias de Nagano e Toyama.

Japão Com Tsuge

É uma aventura incrível, onde é aberto um corredor no meio da neve, que pode atingir até 20 mt de altura. Somente um trecho em Murodo é aberto para visitação. Além do passeio no meio do paredão de neve, ainda se tem a bela visão da Cordilheira Tateyama.

A Kurobe Dam (barragem), o passeio de trem pelo Kurobe Gorge (desfiladeiro) e o Tateyama Ropeway (teleférico) são outros passeios incríveis, que você pode fazer por lá.

4 - Flores, flores e mais flores!

Não tem cerejeira, mas tem um festival de flores diversas, que é outro espetáculo à parte. Maio é o mês de floração das azaleias.

Shutterstock

Também tem as glicínias até meados de maio.

Shutterstock

E ainda tem o Fuji Festival de Shibazakura, que é um musgo rosa, em vários tons, que mais parece um tapete de sakuras.

Shutterstock

5 - Torneio de Sumô e Sanja Matsuri

2 eventos importantes agitam esse mês e fazem subir a temperatura no país: o Torneio de Sumô em Tóquio no Ryogoku Kokugikan e o Sanja Matsuri do Santuário Asakusa.

O sumô é o esporte nacional do Japão. O torneio de sumô é um evento tradicional, popular e a luta segue as mesmas tradições e regras de quando se originou em 660 a.C. A arena esportiva em si, é uma obra de arquitetura admirável e também serve de palco para outras lutas e concertos musicais. No entorno da arena, você encontra museus, jardins, restaurantes e lojas e muitas coisas ligadas ao sumô.

Shutterstock

O Sanja Matsuri é um dos 3 festivais mais populares de Tóquio e conhecido como o festival da Yakuza, pela participação marcante dos membros da máfia japonesa. É um espetáculo ver integrantes da yakuza, exibindo as belas tatuagens nos seus corpos seminus. São cerca de 100 mikoshis - santuário portátil, desfilando pelas ruas de Asakusa.

Shutterstock

E então? Alguma dúvida de que maio é um excelente mês para fazer sua viagem ao Japão? Partiu Japão?

🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:

Referências:

Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".

O Japão + Perto de Você!

Viagem

Programa Viajando para o Japão - o único curso que te leva ao Japão

Grupo VIP

O Japão + perto de Você: conectado com o Japão todos os dias

Ebook Japão

Guia Completo de Viagem ao Japão: nosso e-book mais vendido!

Siga a gente nas mídias sociais:

@japaotsuge

@japaocomtsuge

/japaocomtsuge

Lista Samurai

Telegram Samurai

Whatsapp Samurai
Compartilhe esse artigo!

Veja os artigos recentes

Deixe seu comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Um Japão diferente e pouco conhecido!

1 semana ago

[…] Maio no Japão […]

Japão com Tsuge

Assine a newsletter

Copyright 2022 Japão com Tsuge © Todos os direitos reservados