7 minutos (com o vídeo: 11 min)
Neste calor do Rio de Janeiro, “mergulhe” no Japão, neste fim de semana: Venha pro Rio Matsuri 2019!
Quem mora no Rio de Janeiro, tem uma oportunidade IMPERDÍVEL de entrar em contato íntimo com a cultura japonesa: O Rio Matsuri 2019. De 25 à 27/01, vai rolar a segunda edição do Rio Matsuri, no Riocentro, que foi o maior sucesso no ano passado e toda a família pode se divertir. Têm atividades e atrações para crianças e oficinas para adultos, além de muuuuita comida.
Para quem gosta de cultura e artes, vai ter de tudo um pouco: artes marciais, undokai, bonsai, sumô, kabuki, taiko, shows musicais. A parte de experienciação fica por conta das oficinais gratuitas (agendar horário no local) de mangá, cerimônia do chá, origami, ikebana, pixel art, oshibana e shodô. Os monitores do shodo são alunos de judô do Complexo do Alemão, que tal chegar lá e perguntar pra eles como a prática de judô e contato com a cultura japonesa tem impactado no dia a dia deles?! =P
Aliás fica aqui o convite do ICBJ - Instituto Cultural Brasil Japão, para "...assistir a Cerimônia do Chá, que será com uma professora do Japão, super experiente, já deu aulas em Abu Dhabi, Londres, Tokyo..." E aí, topam?
O beisebol também estará presente, já que é uma das 5 novas modalidades esportivas para as Olímpiadas de Tokyo 2020. Será montado um cercado inflável, onde você poderá testar a sua habilidade em rebater bolas de beisebol, lançadas por máquinas.
Pra galera com a veia empreendedora, como a Marina, terão também palestras super interessantes que começam as 14h, do sábado, são elas:
- Empreendedorismo Social, com Vitor Kobayashi
- Omotenashi, com Roberto Tuji (aliás foi com ele que a Marina aprendeu sobre a Mitologia Japonesa, numa palestra que rolou lá no ICBJ
- Vai rolar um pequeno break de 30 minutinhos até a próxima palestra, porque nesse momento vai ter uma homenagem ao Sr. Ikesaki (você já ouviu falar da Ikesaki, grande empresa do ramo da beleza?)
- Empreendedorismo, com Pedro Mizutani
E, é claro, para os amantes da culinária japonesa, a oportunidade de expandir seus horizontes para além dos tradicionais sushi e sashimi. Experimente o okonomiyaki, takoyaki e rámen tradicionais.
A boa notícia, é que a praça de alimentação, DOBROU DE TAMANHO, e esperamos menos filas. Vai ter também, uma barraca de produtos de goiaba de Cachoeiras de Macacu, que é o maior produtor da goiaba “ogawa”, cujo cultivo foi iniciado pelos nikkeis da região. Hoje, a goiaba de Cachoeiras de Macacu é conhecida no Brasil pelo seu tamanho e pode chegar a pesar 500 gr. Parabéns nikkei-jins! Estamos orgulhosas porque somos de lá.
Atrações imperdíveis no palco do Rio Matsuri 2019!
Gostaria de indicar uma atração internacional, que é o Masa. Um artista que toca instrumentos feitos de material reciclado, de sucatas. Kato Masamichi que toca tambores feitos de baldes, caçambas, cilindros e toca um instrumento de sopro, um tipo de didgeridoo, um antigo instrumento do povo aborígene australiano, feito de tubo de PVC. Vale a pena assistir esse showman que o Rio Matsuri trouxe para nós, nos 3 dias do evento. Para saber mais do Masa clique aqui.
Outra atração é o palestrante Ricardo Cruz. Brasileiro amante da cultura japonesa, principalmente de anime e tokusatsu, que vai contar a sua trajetória, como aprendeu a falar japonês. Hoje, ele é cantor de temas de animes e seriados e tutor do idioma japonês. Para quem sonha em trabalhar no Japão, ele vai mostrar como é possível chegar lá.
Tem também o concurso Miss Nikkei Rio de Janeiro, organizado pelo Kazuhiro Issobe, que vai eleger a mais bela descendente de japoneses, do estado. Quem gosta de apreciar desfile de mulheres bonitas, não perca!
Agora, para nós, a maior atração do Rio Matsuri, será a obaachan da Marina que irá se apresentar no palco, dançando Bon Odori, no sábado, às 17h. Orgulho japa! Eu e Marina estaremos lá, babando, com certeza. Quem estiver lá e for nosso seguidor, pode gritar “Tsuge, Tsuge”. Hahahaha!
Se você quer saber mais detalhes sobre o festival, vá para a página oficial do evento Rio Matsuri 2019. Mas não deixe de ver também como foi o evento de 2018:
E se você quiser seguir a gente e ficar por dentro das notícias sobre o Japão, o que rola sobre o Japão pelo mundo, entra em nosso site e se cadastre, clicando aqui. Temos muitos conteúdos para você!
Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
- Conhecendo a Obaachan: a vovó Tsuge e os seus ensinamentos
- Sobre tirar o tênis, subir no salto e desfilar no Miss Nikkey RJ
- 21º Festival do Japão: comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil com o melhor da cultura japonesa
Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Japão com Tsuge.
- Curta a Página Japão com Tsuge
- Cadastre-se no Japão com Tsuge
- Siga o Japão com Tsuge no Instagram
- Tweet os posts do Japão com Tsuge
- Siga nosso Canal Japão com Tsuge
- Dê um pin em nosso material