- A cultura do arroz no Japão
- Ingredientes necessários
- Dificuldade e tempo de preparo
- A receita da Obaachan
- Restaurantes japoneses no Brasil
O arroz e a cultura japonesa
Moda no século XXI, o sushi virou mania no Ocidente. Onde quer que se vá, tem um “japa” por perto.
Ícone da culinária japonesa, é feito com arroz combinado com peixes e outros recheios. O arroz é a base da alimentação japonesa clique para saber mais da história do arroz no Japão e porque não dizer, da alimentação oriental. Quando se fala em comida japonesa, só se pensa no arroz e as piadas rolam soltas: “aloz di novo non”.
O arroz é tão essencial no Japão, que até a cachaça de lá, é feita de arroz: o famoso saquê. A sopa de missô, servida como entrada nos restaurantes japoneses, é feita de arroz também. Enfim, não dá para pensar no Japão, sem pensar no arroz. Além de terra do sol nascente, poderia ser conhecida como a terra onde se come muito arroz.
Uma curiosidade, é que o arroz japonês serve como cola e meus irmãos faziam pipa e colavam o papel de seda com arroz amassadinho. Ficava perfeito! Ah! Tem a arte em papel de arroz - washi, que vale a pena conhecer…
É claro que a o arroz japonês é diferente do nosso arroz. Ele é mais curto e gordinho e quando cozido, fica bem agarradinho: o famoso arroz "unidos venceremos"! Por isso dá para fazer os bolinhos de arroz e sushis, sem que desmontem. Você já imaginou fazer um sushi com o arroz soltinho do brasileiro? Não ia ter sushi!
Aliás, o sushi e a culinária japonesa, são vistos como uma opção saudável de alimentação, pois traz todos os grupos de alimentos necessários como proteína, carboidratos, gorduras saudáveis e vitaminas.
O arroz de sushi leva no seu preparo, vinagre de arroz, que auxilia no processo de digestão e ajuda a combater a hipertensão. A culinária japonesa como um todo, está se popularizando no mundo, com a crescente preocupação com a saúde, pois contém pouco óleo e gordura e, muitos legumes.
Por isso, o Japão com Tsuge traz para vocês a receita do arroz do sushi, feita pela Obaachan, uma autêntica japonesa, ensinando a fazer um autêntico arroz de sushi, que é uma delíciaaa! Vamos à receita:
Arroz para sushi da Obaachan – Ingredientes
- 3 medidas de arroz japonês – (180gr cada medida)
- Tempero do arroz de sushi - fazer uma solução com os seguintes ingredientes:
- 75ml de vinagre de arroz
- 3 colheres de sopa de açúcar - rasa
- 2 colheres de chá de sal
Essa proporção de ingredientes pode ser ajustada conforme gosto pessoal, sendo que esta é bem leve e neutra, para sentir o gosto do arroz.
Arroz de sushi da Obaachan – Receita
Nível de dificuldade: médio
Culinária: japonesa
Tempo de preparo: 1h40
- Prepare o arroz na panela elétrica ou se não tiver, cozinhe na panela normal, colocando 2 medidas de água para cada medida de arroz.
- Cozinhe em fogo brando, sem tempero algum, até secar a água.
- Deixe descansar 10 minutos depois de cozido.
- Despeje o arroz de uma só vez, na tina de madeira e espalhe.
- Vá salpicando a solução com as mãos sobre o arroz e vá virando o arroz. Não misture o arroz, mas vire como se estivesse “cortando” o arroz.
- Depois que salpicar o tempero todo, sempre virando o arroz sem amassar, esfriar o arroz abanando ou com ventilador, para o arroz não ficar úmido. Vá virando o arroz e abanando, até ficar morno. O arroz não pode ficar mole ou massudo, por isso tem que abanar.
- No final, você vai perceber que o arroz fica com “brilho”. E o recipiente de madeira também é próprio pra fazer arroz de sushi, pois a madeira absorve o vapor do arroz quente. Mas também pode ser feito em qualquer outro recipiente, caso não tenha um de madeira.
- Depois que esfriar, cubra com um pano de prato umedecido, quase seco. Use um arroz de boa qualidade (momiji, yanagi, mirokumai).
Pronto! Agora você pode fazer o seu sushi, com um arroz de sushi original feito pela Obaachan.
Fique Atualizado!
Quer aprender mais receitas? Acompanhe a gente!
[yikes-mailchimp form="6"]
Restaurantes japoneses no Brasil
Se você experimentar essa receita, verá que o sabor e a textura do arroz, fica bem diferente do que estamos “acostumados” a comer nos restaurantes japoneses aqui no Brasil.
Por isso, aquela máxima de que japonês não gosta da comida japonesa dos restaurantes daqui. O arroz geralmente vem muito empapado e agridoce.
Então, para experimentar o real sabor da culinária japonesa, o que acha de fazer você mesmo, em casa.
Dica: você pode fazer um makimono (enroladinho) com atum em lata e maionese (o que chamamos de ‘Boston’). Basta comprar o nori (alga) em qualquer loja de produtos naturais/orientais. Forrar o arroz da receita na folha de alga, adicionar o recheio de atum e maionese e enrolar com um esteirinha! =)
Dōzo!
Enquanto isso, dê uma olhadinha nessas receitas:
Milene Tsuge
Jornalista por formação, é curiosa e espontânea. Sua marca registrada é o sorriso. Sabe ser sargentão, mas tem os momentos "deixa a vida me levar". Muito autêntica no seu jeito de ser, é uma mãe "vida loka".