⏲️ Tempo de Leitura: 2:52 minutos
O povo japonês sempre foi reconhecido como povo trabalhador, admirado pela sua resiliência, excelência e educação. Tanto que, ao redor do mundo, foram criadas datas para homenagear o japonês e sua história. Em junho, existem 3 datas que talvez, você já conheça:
- 18 de junho – Dia da Imigração Japonesa
- 18 de junho - Dia Mundial do Sushi
- 20 de junho – Dia Internacional do Nikkei
Essas datas não estão no calendário japonês. Por que são comemoradas?
O Dia da Imigração Japonesa é comemorado em 18 de junho, SOMENTE NO BRASIL!! Foi instituído através da Lei nº 11.142, de 25 de julho de 2005. A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru trouxe 165 famílias para trabalhar em fazendas no interior de São Paulo, Pará e Amazonas.
Hoje, o Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com 2 milhões de japoneses e seus descendentes e há comemorações e cerimônias, principalmente em São Paulo. Olha que fofos os avós de Marina, que chegaram em 1961/1962, no navio Argentina Maru.
A culinária japonesa, principalmente a dupla sushi/sashimi, caiu no gosto ocidental pela sua apresentação, seu sabor e pelo fato de ser saudável. E, por isso, é comemorado o Dia Internacional do Sushi no dia 18 de junho, também. Você sabia que a comida japonesa é a quarta preferida dos portugueses?
No mundo inteiro, alguns pratos da culinária japonesa sofreram adaptações para se adequar mais ao paladar dos fãs de cada país. O Dia Mundial do Sushi começou a ser comemorado em 2009, depois de ser criado pela página do Facebook com o nome "Sushi". E como as pessoas comemoram a data? COMENDO SUSHI!!
20 de junho é o "Dia Internacional do Nikkei”, que foi criado quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram no Havaí, em 1868. Nikkei é todo descendente de japonês nascido fora do Japão ou um cidadão japonês trabalhando no exterior. Assim, em 2019, esse dia foi instituído aqui no Brasil também.
A data é comemorada após o dia oficial da imigração japonesa no Brasil. Vale lembrar que todas essas datas são comemoradas FORA do Japão.
Em junho no Japão, tem eventos?
Uma curiosidade é que em junho no Japão, não tem uma data comemorativa e nem festivais famosos. Só no terceiro domingo de junho, a data comemorada é o dia dos pais que, coincidentemente, este ano, caiu em 20 de junho. A maioria dos festivais de verão acontece em julho e agosto.
A exceção é Hokkaido, que hospeda 2 grandes festivais: Yosakoi Soran Festival e o Hokkaido Shrine Festival, que dura 3 dias. É uma época de pouca chuva e o melhor momento para visitar os parques nacionais da região.
🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
Referências: