3 minutos (com o vídeo: 5:30 min)
Reiwa: nova era da monarquia mais antiga do mundo e o seu 126º imperador, Naruhito
O Japão com Tsuge está lá no Japão, acompanhando de perto um momento histórico do qual poucas pessoas terão o privilégio de viver: a passagem do trono, em vida, do atual imperador Akihito para o príncipe herdeiro Naruhito. O fim da era Heisei e o início da era Reiwa, no dia 1º de Maio: o ano “zero”!
Nova era, novos desafios e um clima de muitas dúvidas e incertezas. O cenário político não é dos mais favoráveis com a recessão econômica e a escassez crescente de mão de obra. Mas o nome Reiwa, cuja tradução literal é bela harmonia, traz em si muita esperança, pois não existe povo mais resiliente e especialista em recomeço e em reconstrução, do que o povo japonês.
Não é apenas só uma mudança no trono. Saiba quantas mudanças acontecem com a Era Reiwa
A era Reiwa que se inicia em 1º de maio, tem uma significância fora do comum, pois pela 1ª vez em 200 anos, a Lei da Casa Imperial, teve que aprovar uma lei específica para permitir a sucessão de um imperador vivo. A monarquia de 2,6 mil anos, a mais longa de que se tem notícia, é muito tradicional, mas aceitou esse pedido do imperador Akihito, já que a sua saúde não permitiria que cumprisse seus deveres da melhor forma. Antes, o imperador tinha que reinar até sua morte.
O Imperador Akihito sempre foi muito querido, popular e teve gestos que nenhum outro membro da realeza ousou ter, como se casar com uma mulher que não fazia parte da realeza e se aproximar do povo. Na época da tragédia do tsunami ele se ajoelhou para conversar com as vítimas e se colocar como igual. Falar sobre o imperador Akihito, vale um artigo inteiro.
Além dessa mudança de paradigma para permitir uma abdicação, outras mudanças afetam várias setores da vida e da economia japonesa. Como se inicia o ano zero, mudam os calendários, os documentos oficiais, as moedas com o novo selo, a mudança de data nos sistemas digitais e muitos outros ajustes.
E que venha Reiwa, pois Heisei deixou sua marca na história!
Fato tão importante, passa a ser um feriadão de 10 dias, já que acontece na semana da Golden Week.
O povo japonês já mostrou que é guerreiro, que é um povo “bambu”: enverga, mas não quebra. Único país no mundo a tomar 2 bombas atômicas e se reerguer. Terremotos a todo tempo, tsunami, tufão. Com certeza, o povo está com medo do novo, mas vai apoiar, vai cheio de esperança!
O imperador Naruhito sabe que pode contar com seu povo, pois, como disse o premiê japonês, Shinzo Abe, o significado de Reiwa é da “cultura nutrida quando as pessoas maravilhosamente unem seus corações”. E este é o espírito japonês, o coletivo acima do individual; não importa o que é melhor para mim, mas o que é melhor para todos!
Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
- Curiosidades do Japão de A-Z
- Por que o Japão é o melhor destino para viajar sozinho?
- 14 motivos para não ir ao Japão
Siga a gente nas mídias sociais e fique por dentro de tudo que rola no Japão com Tsuge.
- Curta a Página Japão com Tsuge
- Cadastre-se no Japão com Tsuge
- Siga o Japão com Tsuge no Instagram
- Tweet os posts do Japão com Tsuge
- Siga nosso Canal Japão com Tsuge
- Dê um pin em nosso material
Referências de artigos sobre Reiwa a nova era do Japão:
- Isto É – Era Reiwa
- G1-Akihito e sucessão
- Japão em foco
- JNippak – Era Reiwa
- photo credit: kanegen People's visit to the Palace via photopin (license)
- photo credit: hatake_s Koinobori 20170428 via photopin (license)
- photo credit: Patrick Vierthaler New Year 元旦 / 初詣 via photopin (license)