- Inverno (dez-fev): para quem curte esportes de inverno e quer pegar uma neve por lá. Inclusive, acontece um dos maiores festivais de inverno do mundo: Festival de Inverno de Sapporo.
- Primavera (mar-mai): famosa pelo floreio das Cerejeiras, conhecido também como Sakura, é a época de alta temporada.
- Verão (jun-ago): é a estação dos festivais, com diversos eventos e também a temporada de escalada do Monte Fuji (ou Fuji San). E sim, faz calor no verão do Japão!
- Outono (set-nov): a estação em que a temperatura é mais agradável, sem chuvas e também é quando as árvores ficam avermelhadas e bem coloridas!
Pra facilitar também, colocamos as regiões em ordem, do norte para o Sul.
- Hokkaido
- Tōhoku
- Kanto - Tokyo
- Chubu – Shizuoka
- Kansai – Kyoto, Osaka e Nara
- Chugoku -Hiroshima
- Shikoku
- Kyushu e Okinawa – Nagasaki , kumamoto
Visitando de Norte a Sul
Tóquio: Começaria a viagem por aqui, pois provavelmente você vai desembarcar em Narita, que fica em Tóquio. Aproveita e já faz o passeio por lá. tem um pouco de tudo. Como toda grande metrópole, existe um caos. Mas no Japão, até o caos parece ser mais tranquilo. Hahaha! Quantos dias? 3 dias. No primeiro dia, ambientação e passeio por perto. O que fazer? Eletrônicos em Akihabara, pôr do sol no Tokyo Skytree, compras em Ameyayokocho, ver o cruzamento mais famoso do Japão em Shibuya, comer no Mercado de Peixe (Tsukiji Market), Museu de história natural e Zoo de Ueno…Yokohama:: Tão perto de Tokyo que dá para fazer um bate e volta. É uma cidade bem moderna e é onde tem a maior Chinatown do Japão. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Compras em Chinatown, comida no Ramen Museum, relaxar no Sankei-en garden, ver tecnologias no Mitsubishi Museum, pôr do sol no Marine Tower, diversão no CosmoWorld…
Nikko: Fica a 2h de trem, saindo de Tóquio. Uma gracinha de lugar, dá pra ir e voltar no mesmo dia. É de lá que surgiram os 3 macacos sábios (não vê, não escuta e não fala), que significam “see no evil, hear no evil, speak no evil”! Quantos dias? 1 dia O que fazer? Apreciar a beleza arquitetônica da Tamozawa Villa, os macaquinhos do Toshogu Shrine, o Shoyoen Garden, o Shinkyo Bridge…
Monte Fuji: Se você for no verão, pode aproveitar e subir o monte! Pra quem gosta de corrida Up hill: Watch Out!! Estava rolando uma quando eu fui lá! Se você for em outra estação, quando não se pode subir o Fuji, saia de Tóquio pra Hakone e tire as melhores fotos. Quantos dias? 2 dias. Sugiro ir num dia à noite, dormir lá na 10ª parada e ver o nascer do sol lá de cima), dá pra subir em 6h e descer em 2h. O que fazer? Além de escalar, você pode comprar esse cajado de madeira (+/- 20USD) e a cada parada pagar pelo ‘carimbo’ na madeira e trazer de recordação! Tem uns Onsens (águas termais) na cidade de Hakone, bem perto dali.
Shizuoka: Fui visitar a família, por isso dediquei 2 dias. Mas, você pode fazer um bate e volta de Tóquio e aproveita o shinkansen para ir mais rápido Quantos dias? 1 dia é suficiente. Aproveite que você voltou do Monte Fuji e visite as cidades no entorno. Dispensável se você prefere ficar mais tempo em outro lugar. O que fazer? Compras no shopping (é promoção em cima de promoção), ir num Karaoke Bar! Fui na praia de Miho (tem vista pro Monte Fuji) e os restaurantes esteirinha – kaitenzushi - são muito bons. Tem plantação de chá verde e lá, também é a terra da plantação do wasabi!
Sapporo: A dica é pegar um voo de Tóquio para Sapporo, que custa uns U$100 e aproveite este dia para conhecer a cidade: Odori Park, algum onsen, o beer museum que é da fábrica de Sapporo, Moerenuma Park e Susukino que é ótimo para fazer comprinhas de lembranças. Quantos dias? 2 dias. Se quiser ir num bom banho termal, onsen, fique mais 1 dia e desfrute. O que fazer? Se for no inverno, o festival de neve de Sapporo, ir para um ryokan – hospedagem típica japonesa com onsen – banho termal. No verão, o festival de cerveja.
Kyoto: antiga capital do Japão, é o centro histórico do país. Repleto de templos e ruas estreitas, lá é comum ver pessoas andando de quimono pela rua. Fofo! Quantos dias? Eu passei apenas 2, mas sugiro de 3 a 5 dias. O que fazer? Kinkakuji ou pavilhão dourado, Fushimi Inari Taisha, Ryoanji Temple pela manhã, caminhada pelo Philosopher’s Path, pôr do sol no Kiyomizudera…
Osaka: é uma cidade muito antiga, do período Edo. Hoje é uma das maiores cidades e mais agitadas do país. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Castelo de Osaka, diversão garantida no Universal Studios, compras no Semba Center Building..
Nara: um cidade linda e muito calma. Com muitos parques e ‘shikas’ (veados) pedintes de sembeis (biscoitos). É um local altamente espiritualizado e berço da arte, literatura e cultura japonesas. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Curtir a calmaria do Isuien Garden, passar pelo buraco da sorte dentro do Todaiji, Lanternas no Kasuga Taisha…
Kumamoto: ao sul do Japão possui um vulcão ativo bem famoso, o Monte Aso. Foi o local que tive maior difuiculdade para encontrar pessoas que falassem inglês. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Visitar o grandioso Kumamoto Castle, o Suizenji Park e aproveitar a bela vista da viagem (que é longa! são mais de 6h de Tokyo, isso pegando o trem bala).
Nagasaki: famosa por ter sido o segundo alvo de bomba atômica no Japão durante a 2ª Guerra Mundial, hoje totalmente reconstruída, emana paz por onde se anda. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Ver o nascer do sol e sentir a tranquilidade do Peace Park, conhecer a história no A-bomb dome Museum, um pouco da arquitetura inglesa no Jardim Glovers, visitar o Confucious Shrine…
Hiroshima: famosa tanto por ser alvo da bomba atômica como também tem uma das paisagens mais fotografadas do Japão: o grande Torii, na ilha de Miyajima. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Nascer do sol na Ilha de Miyajima, conhecer o verdadeiro funcionamento de uma linha de produção na fábrica da Mazda (eles chamam de Matsuda), conhecer a história no Peace Museum e Park, Castelo de Hiroshima…
Ise: é uma cidade sagrada. Perto do seu principal santuário tem um centro comercial com ruelas antigas. Aproveitei para visitar a outra metade da família que ainda está no Japão. Quantos dias? 1 dia O que fazer? Aproveitar algum festival (e são muitos) para conhecer o Inner Shrine, o Outer Shrine, fishspa no rio da purificação ao lado do Inner Shrine e experimentar e comprar na Oharaimachi (ótimo preço para pérolas).
Okinawa: Formada por um arquipélago de 169 ilhas, ao sul do País, tem belas praias e clima subtropical. Parece com o Brasil e com o Caribe. Quantos dias? 2 dias O que fazer? O destino pode ser a ilha de Miyako, ou seja, Miyakojima. Ir à praia de Maehama, fazer mergulho na praia Yoshino e aproveitar para relaxar na praia de Sunayama. Não deixe de visitar o segundo maior aquário do mundo: Okinawa Churaumi Aquarium.