Desde 30 de setembro de 2023, o brasileiro não precisa mais de visto para entrar no Japão. Essa notícia deixou os viajantes que sonham em conhecer o Japão, bem felizes. Qualquer pessoa que viaje a turismo, por até 90 dias, não precisa mais de visto para entrar no Japão.
Só por causa da isenção do visto, as buscas de passagens aéreas para a terra do sol nascente, tiveram um aumento de, aproximadamente, 135% em relação a 2022. O país, que já chamava a atenção pela sua cultura milenar e pela educação do seu povo, se tornou um destino ainda mais atraente.
Depois do aumento do JR Pass, que assustou inicialmente muitos viajantes, a notícia do visto chega em boa hora, para animar as pessoas que estão planejando viajar para o Japão, nos próximos anos. Isso demonstra que o visto inibia muito as viagens para o Japão, já que a exigência da comprovação financeira, assustava.
Visto de turismo, apenas!
Durante a Cúpula dos países integrantes do G7 em maio, foi anunciada pelo premiê japonês, Fumio Kishida, a isenção do visto para os brasileiros que queiram viajar para o Japão.
O Japão, para atender os princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os países, isentou o brasileiro da exigência do visto. Assim, os turistas brasileiros podem entrar sem visto no Japão e o japonês continuará a vir para o Brasil, sem visto também, como acontece desde 2019.
Em consonância com o princípio da reciprocidade, o Itamaraty voltará a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e EUA a partir de 1º de outubro, já que os brasileiros precisam de visto para entrar nesses países.
A medida só é válida para visto de turismo de curta permanência e terá a validade inicial de 3 anos. Qualquer outro pedido de visto – trabalho, intercâmbio ou outro - não teve alteração nas regras, informa o Ministério das Relações Exteriores do Japão. A isenção do visto chega no momento em que se comemoram 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
Só pegar e passaporte e ir?
Mas ATENÇÃO: mesmo sem a necessidade de visto para o Japão, qualquer outro visto de trânsito em outros países, continuam com as mesmas regras. Então, não saia que nem louco, comprando passagem para o Japão. Procure sabe se o país onde será(ão) a(s) escala(s), exige visto de trânsito. Vale lembrar que não existe voo direto do Brasil para o Japão.
Resolvida a questão do visto de trânsito em outros países (toda viagem para o Japão tem escala), basta comprar a passagem, ter um passaporte com validade até o dia do seu retorno e embarcar na viagem dos sonhos.
Apesar de não ser um procedimento obrigatório, o Consulado-geral do Japão no Rio de Janeiro recomenda aos brasileiros — e a todos os estrangeiros não residentes no país — que façam um cadastro no site Visit Japan Web antes do embarque. A medida agiliza a passagem do visitante pelos procedimentos de imigração e alfândega.
Quem não fizer o procedimento, no entanto, não precisa se preocupar. Basta se apresentar na imigração com passaporte válido e aproveitar a viagem. Ao chegar no Japão, todos os visitantes brasileiros sem visto, serão fotografados e suas digitais serão colhidas.
🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
Referências:
- Site da Embaixada do Japão, CNN Brasil, Buscador de Viagens e Tokyo Aijo
- Imagens por FreeImages, Freepik e Japão Com Tsuge