Estamos no Tsuyu, a estação das chuvas no Japão. Junho e julho são extremamente quentes, úmidos e chove muito! E o que um boneco de pano, chamado de Teru Teru Bōzu, tem a ver com as chuvas? SIMPLES! ESPANTAR A CHUVA!
Junho é a estação mais chuvosa do país e conhecida como minazuki, “mês das águas”. Teru Teru Bōzu (てるてる坊主) é um boneco usado como amuleto para trazer dias ensolarados. Teru significa “brilhar” e Bozu, se refere à cabeça careca de um monge budista. Literalmente seria "brilha, brilha monge".
E de onde vem esse costume?
Uma das histórias contadas, diz que os monges antigamente tinham a cabeça raspada e quando o sol batia nas suas cabeças, a careca brilhava.
Outra versão conta que os fazendeiros pediram a um monge budista que fizesse parar a chuva e não prejudicar as plantações. Infelizmente a chuva não parou e por causa do seu insucesso, teve a sua cabeça decepada. Bizarro não?
Por isso, é muito comum ver esses bonecos pendurados nas janelas das casas, para que não chova no dia seguinte. Essa simpatia é muito antiga e popular até hoje.
Normalmente, são as crianças que fazem esses bonecos à mão e os penduram nas janelas, 1 dia antes de fazerem alguma atividade ao ar livre: gincana, piquenique, passeios e a chuva, pode estragar tudo!
Chove tanto nessa época que os mais antigos dizem que o Japão tem 5 estações: primavera, tsuyu, verão, outono e inverno. Rsrs! Esta 5ª estação tem outros nomes curiosos:
- Baiyu/梅雨) significa “Chuva de Ameixa", quando as ameixas amadurecem;
- Samidare (五月雨), que significa “Chuva de começo de verão”
O boneco Teru Teru Bōzu é tão querido pelas crianças japonesas, que tem até uma cantiga de roda em sua homenagem.
Como fazer o boneco?
A simpatia é muito antiga e funciona da seguinte forma:
- ✅1 pedaço de pano ou papel branco (quadrado), um enchimento para a cabeça e barbante;
- ✅Envolva o enchimento colocando-o no meio do pano e amarre com uma barbante;
- ✅Desenhe uma carinha feliz no “rosto”;
- ✅Pronto! Agora é só pendurar na janela da casa, 1 dia antes do dia programado.
Mas cuidado! Não pendure o Teru Teru Bouzu de cabeça para baixo, pois o pedido será realizado ao contrário e choverá no dia seguinte.
Se chove tanto, o que dá pra fazer no Japão nessa época?
Depois das chuvas no mês de junho, o Japão vira uma festa só! A maioria dos festivais de verão acontece em julho e agosto e é a época certa para quem gosta de animação e calor. Desde o Tanabata Matsuri, aos festivais de queima de fogos e o Asakusa Samba Carnival.
Festivais de rua com muita dança, desfiles, lanternas, barracas de comida, muitos mikoshis (santuário portátil) e até desfile de gueixas e maikos em Kyoto.
Outra boa opção para a estação chuvosa é ir para a ilha de Hokkaido, que chove menos e a temperatura é mais amena. Tem o festival de cerveja, esportes radicais e uma temperatura bem gostosa!
Como chove muito em junho, ir para a ilha de Okinawa não é uma boa opção. O tempo pode ficar ruim a maior parte do tempo. Vá a partir de julho!
No próximo post, vamos falar dos maiores festivais de verão, no Japão! Aguarde!
🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
Referências:
- Wikipedia
- Coisas do Japão
- Imagens por Adobe Stock, JNTO