HANAMI 花見. Essa pequena palavra significa “contemplar flores”, especialmente a flor da cerejeira ou sakura no haná. Esse espetáculo de floração das cerejeiras, deixa a paisagem lindamente tingida de rosa e um ar de festa toma conta do país.
A flor de cerejeira ou sakura é um dos símbolos mais conhecidos do Japão, repleta de significado para o povo japonês: beleza, perfeição, efemeridade e esperança de dias melhores. Para quem não sabe, a a flor nacional do país é o crisântemo, mas a flor mais famosa do Japão é flor de cerejeira. Por isso, ela está presente em pinturas, decorações, vestimentas, utensílios e até na comida.
São mais de 100 espécies de sakura e as flores, geralmente, têm de 5 a 20 pétalas, podendo chegar a 50 pétalas, como é o caso da espécie kanzan. As cores das cerejeiras vão do branco ao rosa pink, passando pelo tom amarelado da variedade Ukon.
Além de ser uma das estações mais lindas e visitadas no Japão, a primavera tem uma temperatura agradável, nem quente e nem fria, na maior parte do país! Mas, não se esqueça que é alta temporada, sinônimo de passagens e hospedagem mais caros.
Mesmo assim, em todo o Japão, os parques, castelos e jardins ficam cheios e as festividades em torno do Hanami, acontecem todos os dias. As pessoas lotam os parques pra se reunir embaixo das árvores floridas, fazem piqueniques em grupos ou em família e simplesmente curtem este momento sublime de contemplação.
A tradição e a importância do Hanami
O que mais encanta os japoneses na flor da cerejeira, é a sua associação com a efemeridade da vida, já que suas flores duram no máximo 3 dias e a floração das árvores perdura por no máximo, 3 semanas. A sakura faz parte da alma do japonês.
Conta a história que a elite da Corte Imperial de Kyoto, tinha a prática de contemplar as flores na primavera, há mais de mil anos. Os nobres se reuniam, comiam e bebiam sakê, escreviam poemas, embaixo das árvores de cerejeiras.
A sociedade samurai no período Edo, adotou esta prática, quando o shogun Tokugawa Yoshimune, mandou plantar árvores de cerejeiras por todo o país e popularizou este festival.
O Hanami é muito importante para o povo japonês. No passado se acreditava que deuses moravam dentro das árvores de cerejeira e as pessoas faziam oferendas para pedir sorte e boa colheita. A sakura também é considerada o símbolo do amor e as mulheres enfeitavam os cabelos ou o quintal de casa com sakura, em busca do amor.
Onde e quando curtir o Hanami?
A floração começa em janeiro, na ilha de Okinawa e vai até maio, em Hokkaido. Se você estiver no Japão, na primavera, dá para programar onde e quando quer curtir o Hanami. Na região central, geralmente acontece no final de março até meados de abril.
Durante a estação, além da cerejeira, também tem as flores da ameixeira (ume), musgo rosa (shibazakura), glicínias e acontece o festival de tulipas em Hyogo, que colorem ainda mais a estação. É uma explosão de flores e de cores, sensacional!!!
🤗 Se você gostou desse post, também vai gostar desses aqui:
Referências:
- Notícias SNG
- Karuta
- Imagens por Pixabay e JNTO